Estudar em Portugal

É possível fazer intercâmbio durante a faculdade, cursar toda a graduação, fazer mestrado, doutorado, pós-doutorado, mestrado ou doutorado sanduíche (parte no Brasil, parte em Portugal). Existe uma oferta muito grande de cursos em áreas específicas e, praticamente todas, as Universidades estão preparadas para receber estudantes estrangeiros.

Para estudar em Portugal o trâmite inicial é através da busca do curso desejado e se dá através dos respectivos setores de Relações Internacionais das Universidades brasileiras e portuguesas. Muitas instituições de ensino possuem acordos e convênios para intercâmbio durante o curso. Para ingresso no mestrado, doutorado ou pós-doutorado, a candidatura é diretamente através dos site das universidades em Portugal.

ENEM: Para ingressar na graduação da maioria das universidades portuguesas, diretamente, é aceito o ENEM

Custos: Os custos das universidades portuguesas estão entre 1.037 e 7.000 Euros por ano,  dependendo da instituição, curso e modalidade, mais despesas pessoais, além do alojamento, transporte e alimentação. Estes pagamentos são chamados de propinas e podem ser parcelados. A maioria das universidades portuguesas, principalmente as públicas, tem subsídio do governo para atribuir bolsas à alunos oriundos da comunidade lusófona (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, além de Macau e Goa. Também existem opções bolsas de estudo (Brasil e Portugal). As mais conhecidas são as bolsas do CAPES (Brasil) e FCT, Fundação para Ciência e Tecnologia (Portugal). 

Estudantes tem obtém visto com autorização para residir temporariamente.