Curriculum



Sou Turismólogo, especialista em planejamento e marketing. Atuo profissionalmente como consultor nas áreas de gestão estratégica, planejamento, comunicação e marketing para empresas, projetos de empreendimentos e setor público. Empresário, proprietário da Pangea Viagens & Turismo, fundada em 1992, e da Anflor Consultores Associados, Planejamento & Marketing.
.

Vida Profissional: 

Durante nove anos fui assessor da presidência na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – empresa do Sistema Eletrobras, diretamente subordinado ao Presidente da Companhia. Neste período, coordenei o Planejamento Estratégico, criei e coordenei a assessoria de comunicação e o planejamento de marketing. Fui gerente dos contratos de publicidade da empresa e de mais de duzentos contratos de patrocínios. Nestes dois casos, também criei e implementei as concorrências públicas para a contratação dos serviços, obtendo o reconhecimento e agradecimento pela lisura na condução do processo licitatório por parte da Associação Brasileira de Propaganda (ARP). Coordenei a ação da Companhia em cerca de trinta eventos de lançamento e inaugurações, com presença de autoridades – ministros e inclusive a Presidência da República, igualmente com o reconhecimento expresso pela qualidade do trabalho.

Também fui representante da empresa na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e de São Paulo (FIESP). Representei a empresa como membro do Comitê de Planejamento Estratégico do Sistema Eletrobras (COPESE) – onde fui honrado com distinção, e no Grupo do Planejamento Estratégico do Carvão Brasileiro.

Antes, atuei no setor de turismo por mais de vinte e três anos, período em que fui Diretor de Planejamento da Empresa Portoalegrense de Turismo (EPATUR), Diretor Executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) – onde implementei o projeto de modernização da instituição e compra de sede própria. Nesta instituição, voltei a trabalhar em mandato corporativo (eleito) no cargo de Diretor de Relações Institucionais. Fui membro e Presidente do Conselho Municipal de Turismo – onde fui eleito pela absoluta maioria dos conselheiros e fui diretor nas áreas de marketing e comercial em agência de viagens, além de responsável técnico. Atuei como operador de turismo na Planalto Turismo – grupo JMT, diretamente subordinado às diretorias Executiva e de Operações, onde planejei e implementei o departamento de operações de turismo da empresa.

Na EPATUR, além do planejamento do turismo municipal, planejei, criei, coordenei e executei grandes eventos públicos e contratos de publicidade e de patrocínios. Na ABAV, tive a satisfação de ver criado o cargo de Diretor Executivo exatamente para possibilitar minha contratação com a finalidade de coordenar a execução do projeto de modernização daquela instituição que incluiu a aquisição da sua sede própria, planejamento estratégico institucional, criação da escola de formação e informatização, além de criar e implementar as relações institucionais, no cargo de diretor que ocupei anos mais tarde – agora não como contratado, mas como membro da instituição. O tempo em que atuei no setor de turismo tive a possibilidade de visitar, conhecer e identificar diferentes culturas ao redor do mundo, experiências que já resultaram na publicação de um livro sobre Buenos Aires e dezenas de matérias e artigos sobre viagens e turismo.

Fui Diretor e Responsável Técnico da Pangea Viagens e Turismo e criei produtos novos, destacando - entre tantos, o MSTur - Turismo Solidário de enorme repercussão internacional, lançado durante o Forum Social Mundial'2001, em Porto Alegre. 

Vida Acadêmica: 

Sou graduado em Turismo (bacharel) pela Pontifícia Universidade Católica RGS e também estudei na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do RGS. Tenho pós-graduação em Planejamento na UFRGS e MBA em Marketing Estratégico pela UNISINOS.  Fiz diversos cursos e participei de dezenas de seminários, formação e atualização técnica. Possuo amplos conhecimentos e nível avançado em língua espanhola e algum conhecimento em inglês. Tive experiência docente lecionando no SENAC.

Vida Associativa: 

Fui membro (conselheiro e secretario) da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China do RGS e sou associado da ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (RS),  instituição que tive a oportunidade de presidir em três mandatos consecutivos. Até os dias de hoje sou membro da ABAV-RS que me conferiu o atestado de capacitação para responsabilidade técnica de agência de viagens. Recentemente contribui como Vogal Titular (conselheiro) na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS).

Nenhum comentário: