18/07/2022

O pimeiro Grenal

Em 21/6/1909, quatro representantes do Internacional encontraram dirigentes do Grêmio na sede da Sociedade Leopoldina Porto Alegrense, para tratarem do primeiro confronto entre os dois clubes. O Internacional, fundado dois meses antes, convidaria o Grêmio para ser o seu primeiro adversário, numa espécie de batismo no recém fundado clube dedicado à prática de futebol.  A ideia inicial era disputar a partida no dia 27/6. Com a proximidade de um jogo com o Fuss-Ball, previamente marcado, o então presidente do Grêmio, major Augusto Koch, informou que sua equipe enfrentaria o Internacional com o segundo quadro, equivalente ao time reserva de hoje. Os dirigentes do Internacional, por sua vez, não aceitaram e exigiram que seu adversário jogasse com o time principal, afinal de contas era a primeira partida de futebol que o jovem clube estaria jogando. A diretoria gremista concordou. Porém, como a agenda do clube estava lotada, a partida seria realizada somente no mês seguinte.

O primeiro Grenal da história ocorreu no dia 18/7/1909, um domingo, no Estádio da Baixada (do Grêmio). Às 15 horas e 10 minutos, as duas equipes entraram no campo da Baixada, precedidas pelos respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar; Os jogadores do Grêmio trajavam camisa dividida verticalmente em metade azul e metade branca, com calções pretos. Os do Internacional vestiam camisa listrada verticalmente em vermelho e branco, com calções brancos. O público presente foi estimado em duas mil pessoas, e o árbitro da partida foi Waldemar Bromberg, sendo juízes de linha João de Castro e Silva e H. Sommer, e juízes de gol Theobaldo Foernges e Theodoro Bugs. Os juízes de gol ficavam sentados num banquinho ao lado das goleiras, indicando se a bola entrava ou não no gol, pois na época não havia redes nas goleiras.

O pontapé inicial fora dado por Edgar Booth que, aos 10 minutos, marcou o primeiro gol do jogo e da história do clássico. Booth ainda marcou mais quatro gols, sendo o restante dos tentos marcados por Júlio Grünewald (4 gols) e Moreira (1 gol), totalizando o placar em 10 a 0 para o Grêmio, a maior goleada da história dos Grenais.





 

Nenhum comentário: