06/05/2013

Números do turismo'2012 no Brasil

Segundo o Ministério do Turismo, pouco mais de 5,6 Milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil em 2012, num aumento menor que 5% com relação ao ano anterior. Para o ministro Gastão Vieira os "números são pequenos, levando-se em consideração todo o potencial brasileiro para o turismo". Acho que o ministro refere-se como potencial, ao patrimônio histórico-cultural e natural, porque o conjunto da infra-estrutura está muito ruim. 

O destaque para os estrangeiros que nos visitaram fica por conta da Argentina (a número1), Uruguay e Chile. Os parceiros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) aumentaram o número de turistas, sendo que a China cresceu 17,8%. Os turistas vindo dos Estados Unidos continuam diminuindo - por conta da crise deles, dos nossos preços (altos) e dificuldades com relação à obtenção de visto. 

Outro dado interessante fica por conta dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, que recebem 4,6 dos 5,7 milhões de turistas. São Paulo é o principal portão com entrada de 2,1 milhões. Pelo Rio Grande do Sul e Paraná ingressam os hermanos do cone sul.

Tabelas:



Nenhum comentário: