13/07/2015

Feliz Cumpleaños, Pablo...


Ontem foi aniversário de nascimento do poeta Pablo Neruda, a quem aprendi a gostar por influência da minha mãe. Sempre que tive a oportunidade de colocar meus pés em Santiago, nunca deixei de visitar sua casa La Chascona, onde museu e sede da Fundación Pablo Neruda. Aliás, minha antiga pousada chamava-se La Chascona em homenagem à ele, à sua amada Matilde e à minha amada Gringa. Nas férias da família em2007, levei meus filhos a conhecer Santiago e, claro, La Chascona - ver fotos aí abaixo.

Minha homenagem ao poeta, que me trouxe tanta felicidade nas suas palavras.


Nascido em Parral, a 12/07/1904, com o  nome de Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, adotou o pseudônimo de Pablo Neruda, inspirado no escritor checo Jan Neruda. Mudou-se para Temuco em 1906,  onde - adulto, se casou com Trinidad Candia Marverde, que o poeta menciona em diversos textos, como "Confesso que vivi" e "Memorial de Ilha Negra", com o nome de Mamadre. Estudou no Liceu de Homens dessa cidade e ali publicou seus primeiros poemas no periódico regional A Manhã. 


Em 1921 radicou-se em Santiago onde recebeu o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude. Em 1923 publica Crespusculário. No ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, no que ainda se nota uma influência do modernismo. Posteriormente se manifesta um propósito de renovação formal de intenção vanguardista em três breves livros publicados em 1936: O habitante e sua esperança, Anéis (colaboração com Tomás Lagos) e Tentativa do homem infinito. Em 1927 inicia carreira diplomática, nomeado cônsul em Rangum, na Birmânia. Em suas múltiplas viagens conhece em Buenos Aires Federico Garcia Lorca e, em Barcelona, Rafael Alberti. 

Em 1936,tem inicio a Guerra Civil espanhola, Neruda é destituído do cargo consular, por ter fornecido vistos à fugitivos do fascismo, e escreve Espanha no Coração. 
Em 1945, de volta ao Chile, é eleito senador. No mesmo ano - em visita ao Brasil, lê - para mais de 100 mil pessoas no Estádio do Pacaembu, homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes. Em 1950 publica Canto Geral, em que sua poesia adota intenção social, ética e política. Em 1952 publica Os Versos do Capitão e em 1954 As Uvas e o Vento e Odes Elementares. 

Em 1953 constrói sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona", para se encontrar clandestinamente com sua amada Matilde (chamada por ele, carinhosamente de "La Chascona". por seus cabelos descabelados), a quem havia dedicado Os Versos do Capitão. A casa foi uma de suas três casas no Chile, as outras estão em Isla Negra e Valparaíso ("La Sebastiana"). "La Chascona" é um museu com objetos de Neruda e pode ser visitada, em Santiago. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Lênin da Paz.

Em 1958 apareceu Estravagario com uma nova mudança em sua poesia. Em 1965 lhe foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha. Em outubro de 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Após o prêmio, Neruda é convidado por Salvador Allende para ler para mais de 70 mil pessoas no Estadio Nacional de Chile.

Morreu em Santiago em 23 de setembro de 1973, de complicações vasculares, após internação para tratar de cirurgia no abdome, onde um câncer. Depois do golpe militar de 11 de setembro sua saúde havia se agravado e no dia 19 é transferido com urgência de sua casa na Isla Negra para Santiago, onde veio a morrer no dia 23 às 22 horas e 30 minutos na Clínica Santa Maria. A casa de Neruda em Santiago foi saqueada depois do golpe encabeçado pelo general Augusto Pinochet e seus livros, incendiados. O funeral do poeta foi realizado no Cementerio General. Embora proibido qualquer tipo de manifestação pública pela morte do poeta, por ordem dos militares golpistas, um cotejo de cerca de 300 mil pessoas seguiu o trajeto do corpo ao cemitério.

Encontra-se sepultado em sua propriedade em Isla Negra, Santiago, no Chile. Postumamente foram publicadas suas memórias em 1974, com o título Confesso que vivi .

Publicado simultaneamente com o Facebook do Anflor.