30/07/2014

A Maldição de Malinche

No inicio de 1519 quando a armada espanhola - sob o comando de Hernán Cortéz, chegou às praias mexicanas, os chefes aztecas logo trataram de presentear o importante chefe com algumas preciosidades, incluindo aí, vinte jovens meninas escravas  aprisionadas pelos aztecas à outros povos por eles dominados. Dentre estas jovens estava Marina, (ou Malintzin, ou ainda, Malinche, em espanhol). A jovem era muito bonita e logo tornou-se amante de Hernán Cortéz, que descobriu muito mais valores do que a beleza naquela mulher. Pela sua origem nobre entre os Toltecas conquistados pelos Aztecas - ela era muito culta e falava os vários idiomas dos diversos povos do novo continente. Pela sua facilidade com as línguas, rapidamente aprendeu o espanhol, tornando-se - além de namorada do comandante, peça muito importante na conquista daqueles povos. 


Os espanhóis conseguiram muitos aliados com o trabalho de Malinche contra os poderosos Aztecas. O talento para a negociação era uma característica marcante da bela jovem, que ajudou os espanhóis na tentativa de, a princípio, estabelecer relações amigáveis com o império Azteca e a conquistar aliados entre outros povos indígenas explorados pelos próprios aztecas, como os cempolanos - os primeiros índios a se juntarem aos espanhóis na guerra com os aztecas, e Malinche foi hábil em conquistar o apoio de milhares de guerreiros de diversas etnias indígenas, sem os quais a conquista espanhola teria levado muito mais tempo para acontecer. 


Malinche teve um filho com o espanhol Cortéz, batizado Martín Cortéz, que tornou-se oficial da armada espanhola e chegou a ser Comendador da Ordem de São Tiago. É conhecido como o "primeiro mexicano" por representar o início da miscigenação na América. Mais tarde, em 1548, este mestiço foi executado no garrote vil, sob a acusação de conspiração contra o Vice-Rei. 

A história desta mulher e toda a tragédia que a envolve, tornando-a símbolo da miscigenação no continente, aliada à extrema fidelidade dela à seu senhor, deu origem ao mito da "Maldição de Malinche", que passou a expressar a situação de dominação e subordinação dos mexicanos - por extensão, os povos originários do continente americano, a interesses estrangeiros, a partir da "traição" de Malinche.

Em 1973, o compositor Gabino Palomares escreveu a obra "Maldición de Malinche", imortalizada na voz da intérprete, também mexicana e descendente de aztecas, Amparo Ochoa:

Para ver e ouvir o clipe: http://youtu.be/eyUwolkWINk

Del mar los vieron llegar
mis hermanos emplumados
Eran los hombres barbados
de la profecía esperada
Se oyó la voz del monarca
de que el dios había llegado.
Y les abrimos la puerta
por temor a lo ignorado.

Iban montados en bestias
como demonios del mal
Iban con fuego en las manos
y cubiertos de metal.
Sólo el valor de unos cuantos
les opuso resistencia
Y al mirar correr la sangre
se llenaron de verguenza.

Porque los dioses ni comen
ni gozan con lo robado
Y cuando nos dimos cuenta
ya todo estaba acabado.
Y en ese error entregamos
la grandeza del pasado
Y en ese error nos quedamos
trescientos años esclavos.

Se nos quedó el maleficio
de brindar al extranjero
Nuestra fe, nuestra cultura,
nuestro pan, nuestro dinero.
Y les seguimos cambiando
oro por cuentas de vidrio
Y damos nuestras riquezas
por sus espejos con brillo.

Hoy, en pleno siglo veinte
nos siguen llegando rubios
Y les abrimos la casa
y les llamamos amigos.
Pero si llega cansado
un indio de andar la sierra
Lo humillamos y lo vemos
como extraño por su tierra.

Tu, hipócrita que te muestras
humilde ante el extranjero
Pero te vuelves soberbio
con tus hermanos del pueblo.
Oh, maldición de Malinche,
enfermedad del presente
¿Cuándo dejarás mi tierra..?
¿cuándo harás libre a mi gente?


Tradução:

Do mar os viram chegar
Meus irmãos emplumados
Eram os homens barbados
Da profecia esperada
Se ouviu a voz do monarca
De que o deus havia chegado
E lhes abrimos a porta
Por temor ao ignorado

Iam montados em bestas
Como demônios do mal
Iam com fogo nas mãos
E cobertos de metal
Só o valor de uns quantos
Lhes opôs resistência
E a olhar correr o sangue
Se encheram de vergonha

Porque os deuses nem comem
Nem gozam com o roubado
E quando nos demos conta
Já estava tudo acabado
E em esse erro entregamos
A grandeza do passado
E em esse erro nós ficamos
Trezentos anos escravos

Só nos ficou o malefício
De brindar ao estrangeiro
Nossa fé,nossa cultura
Nosso pão,nosso dinheiro
E lhes seguimos trocando
Ouro por contas de vidro
E damos nossas riquezas
Por seus espelhos com brilho

Hoje,em poleno século vinte
Nos seguem chamando loiros
E lhes abrimos a casa
E lhes chamamos amigos
Mas se chega cansado
Um índio de andar a serra
O humilhamos e o vemos
Como estranho por sua terra

Tu,hipócrita que te mostras
Humilde ante o estrangeiro
Mas te voltas soberbo
Com seus irmãos do povo
Oh,maldição de Malinche
Enfermidade do presente
Quando deixarás minha terra?
Quando farás livre a minha gente?

21/07/2014

The Clash

The Clash. Banda inglesa de punk rock, formada em 1976 como parte da primeira onda do punk britânico (em 1977), foi além do punk, experimentando outros gêneros musicais como reggae, ska, dub, funk, rap e rockabilly. A banda formou, na maior parte do tempo, com Joe Strummer (vocalista principal, guitarra rítmica), Mick Jones (guitarra principal, vocal de apoio e vocal principal em algumas canções), Paul Simonon (baixo, vocal de apoio e ocasionalmente vocais principais) e Nicky "Topper" Headon (bateria, percussão). Headon deixou o grupo em 1982 e atritos internos resultaram na saída de Jones no ano seguinte. O grupo acabou no início de 1986.

The Clash foi grande sucesso no Reino Unido a partir do lançamento de seu primeiro - The Clash, em 1977. Com o terceiro álbum do grupo, London Calling, lançado no Reino Unido em dezembro de 1979, atingiu grande popularidade nos Estados Unidos nos primeiros meses de 1978, quando lançado no mercado norte-americano. Aclamado pela crítica, foi considerado o melhor álbum dos anos 1980 na década seguinte pela revista Rolling Stone.
Com letras politizadas, muita experimentação musical e atitude rebelde, a banda The Clash exerceu significativa influência no rock, principalmente no rock alternativo, recebendo a alcunha comercial da CBS, gravadora original do grup, "a única banda que importa". Em janeiro de 2003, foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2004, a Rolling Stone classificou o Clash como trigésimo maior grupo musical de todos os tempos.

Com letras engajadas, como a maioria das músicas do The Clash, a letra de "Straight to Hell" condena a injustiça. O primeiro verso refere-se à desativação das siderúrgicas no Norte da Inglaterra e à alienação e ao racismo sofrido pelos imigrantes apesar de suas tentativas de integrarem-se à sociedade britânica. O segundo verso diz respeito ao abandono de crianças no Vietnã, as quais eram filhas de soldados americanos da Guerra do Vietnã. O terceiro verso contrasta o sonho americano visto pelos olhos das crianças amerasiáticas com uma visão deturpada da realidade americana. O verso final considera a condição dos imigrantes ao redor do mundo.

A referência aos "Amerasian Blues" descreve o abandono de crianças filhas de soldados americanos alojados em bases no Vietnam, durante a guerra do Vietnam. Parte da letra está escrita com base nas palavras de uma dessas crianças mostrando uma fotografia de seu pai americano ausente, com ela e sua "Momma-Momma-Momma-san". O apelo da criança é rejeitado. "-San" é um honorífico japonês ao invés de vietnamita, mas foi usado por tropas americanas no Vietnã para referir-se aos homens e mulheres vietnamitas, especialmente os mais velhos, como "mama-san" e "papa-san". Quando Strummer canta sobre um "Volative Molotov" a imigrantes porto riquenhos em Alphabet City como uma mensagem para encoraja-los a ir embora, ele refere-se ao incêndio criminoso que tomou construções ocupadas por comunidades de imigrantes - de maioria portoriquenha - antes que a área virasse alvo de gentrificação. Devido a este material muito subjetivo, com batidas lentas, esta é uma das músicas mais lentas da história do Clash. A música, que possui por volta de sete minutos na versão integral (presente no box Clash on Broadway) utiliza um fundo em violino, o que a diferencia das demais músicas do Clash.

A música da banda sempre foi carregada de ideologia política. Joe Strummer, em particular, foi um militante engajado. O Clash é a banda pioneira na defesa da política radical no punk rock, sendo seus membros conhecidos como os "bagunçeiros pensantes" por expressarem ponto de vista político diferente do anarquismo. Assim como a maioria das primeiras bandas de punk, o Clash protestava contra a monarquia e a aristocracia. Mas, ao contrário destas, o Clash rejeitou o niilismo. Ao contrário, eles se solidarizaram com diversos movimentos de libertação da época, tendo participado ativamente de grupos como a Anti-Nazi League (Liga Anti-Nazista). Em abril de 1978, o Clash foi a principal atração do show Rock Against Racism no Victoria Park em Londres, que teve o comparecimento de 80.000 pessoas. No show,  Strummer se apresenta vestindo uma polêmica camiseta com as palavras "Brigate Rosse" e o emblema da facção Baader-Meinhof estampadas no centro. Porém, na canção "Tommy Gun", o grupo renuncia à luta armada.

A visão política da banda foi expressa em canções como "White Riot", que encorajava os jovens brancos a entrarem para organizações que defendem os direitos dos negros; "Career Opportunities", que tratava da alienação dos mal-pagos, dos trabalhos rotineiros e o descontentamento com a falta de alternativas no mercado de trabalho; e "London's Burning", que falava da desolação e do tédio no interior da capital britânica. A artista Caroline Coon, asssociada à cena punk, argumentou que "estas fortes canções militaristas eram o que precisávamos durante o começo do Thatcherismo". Os interesses políticos da banda aumentaram em gravações posteriores. O título de Sandinista! celebrava os rebeldes de esquerda que haviam derrubado o déspota nicaragüense Anastasio Somoza, e o álbum era preenchido com canções politicamente orientadas que se estendiam para muito além das costas britânicas: "Washington Bullets" abordava as operações militares secretas ao redor do globo, enquanto "The Call-Up" era uma reflexão sobre a política de conscrição dos Estados Unidos. A faixa "Straight to Hell" de Combat Rock foi descrita pelos críticos de música Simon Reynolds e Joy Press como uma "volta ao mundo em guerra cinco versos pelas zonas de inferno onde crianças-soldados definham".

A ideologia política da banda reflete sua resistência às motivações da indústria musical que visavam o lucro. Mesmo no auge do sucesso, os preços de ingressos para shows e lembranças eram razoáveis. O grupo insistiu para que a CBS vendesse seus álbuns duplo e triplo London Calling e Sandinista! pelo preço de um único álbum cada (cerca de cinco libras esterlinas na época), obtendo êxito com o primeiro e se comprometendo a vender o segundo por £5,99 e concedendo todos os direitos de shows até que as primeiras 200.000 cópias fossem vendidas. Estes princípios lhe garantiram estar sempre em dívida com a CBS, só atingindo a independência financeira em 1982.

Clipe da música Straight to Hell: http://youtu.be/XdUtborIaiU

05/07/2014

A Costa Rica



Que país é este, sensação da Copa das Copas, no Brasil? A Seleção da Costa Rica saiu do grupo da morte como primeira colocada, vem da América Central e, além do futebol que apresentou, distribuiu simpatia e felicidade.

A Costa Rica está localizada no coração da América Central, limitado ao norte pela Nicarágua, com 309km de fronteira, a leste pelo mar do Caribe, com 212 km de litoral, a sudeste pelo Panamá, em 639km de fronteira e a oeste pelo Oceano PAcífico, mais 1016km de litoral e inclui também a , a 480km da costa. A Ilha do Coco foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1997. O país tem um território de 51.00km quadrados.

A capital é San José, situada na zona das cordilheiras, e o país todo está situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente, com seu território, praticamente constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a do nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. A maior distância entre leste e oeste tem menos de 650km e de norte ao sul, não chega a 245km. 

As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns ainda ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3810m. O clima é tropical e subtropical. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro. Cerca de 30% do país está coberto por floresta tropical úmida a leste e seca a oeste.
Considera-se a Costa Rica como um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo.  O país aboliu o exército em 1949, após ter vivido os traumas do golpe de estado e da guerra civil, e hoje ocupa o quinto lugar à nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010 o PNUDdestacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita. O Planejamento Estratégico inclui o objetivo de, em 2021, tornar-se o primeiro país do mundo neutral em carbono. Será comemorado, naquele ano ou bicentenário como país independente. Segundo a Fundação Nova Economia (FNE), desde 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI).
 
 Cristóvão Colombo chegou à Costa Rica em sua quarta viagem à América em 1502, encontrando cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. O ciclo da colonização espanhola iniciou com Bartolomé Colombo, irmão do Cristóvão, assim que foi descoberto ouro, mas os espanhóis só conquistaram de fato a região a parir de 1530. Recebendo o nome de Nova Cartago e tornou-se província da Guatemala em 1540. A independência chegou somente em 1821.

As florestas da Costa Rica possuem ricas reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de carvalho, ciprestes, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. O país conta com mais de 1000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas, com abundância de animais selvagens e umas 850 espécies de aves. Vinte e cinco por cento do território está protegido. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central e dá abrigo para cerca de 230 espécies de mamíferos, 830 espécies de aves, 180 espécies de anfíbios, 260 espécies de repteis e 130 espécies de peixes de água doce.


O Rio Savegre, localizado em San Isidro do General é o rio mais limpo do continente Americano. A Costa Rica chega a ter atualmente 5% (cinco por cento) da biodiversidade do mundo inteiro, o que é bastante significativo pelo tamanho da nação.

A economia da Costa Rica é baseada no turismo e na agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e, desde então, tem crescido a taxas de 5 a 6% ao ano. O turismo tem base no patrimônio natural, e é o principal produto de exportação e o maior peso no PIB, onde representa mais de 7%, empregando um em cada 13 trabalhadores ativos, gerando uma renda per capita beirando os U$10mil. Ah, 95% da população de 4,5 milhões de habitantes é alfabetizada. 

Em 2008, dois milhões de turistas deixaram mais de 2,2bilhões de dólares no país. A moeda é o Cólon que é trocado por cerca de 660 X USD 1,00 ou 750 X EUR 1,00 n o câmbio local. Em 2014, - ano da Copa no Brasil, a Costa Rica irá receber mais de 4 milhões de turistas. Ou seja, a cada dez anos, mais do que dobra o número de visitantes.

Na classificação do índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011, a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, ficando atrás somente do México.