05/07/2014

A Costa Rica



Que país é este, sensação da Copa das Copas, no Brasil? A Seleção da Costa Rica saiu do grupo da morte como primeira colocada, vem da América Central e, além do futebol que apresentou, distribuiu simpatia e felicidade.

A Costa Rica está localizada no coração da América Central, limitado ao norte pela Nicarágua, com 309km de fronteira, a leste pelo mar do Caribe, com 212 km de litoral, a sudeste pelo Panamá, em 639km de fronteira e a oeste pelo Oceano PAcífico, mais 1016km de litoral e inclui também a , a 480km da costa. A Ilha do Coco foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1997. O país tem um território de 51.00km quadrados.

A capital é San José, situada na zona das cordilheiras, e o país todo está situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente, com seu território, praticamente constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a do nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. A maior distância entre leste e oeste tem menos de 650km e de norte ao sul, não chega a 245km. 

As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns ainda ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3810m. O clima é tropical e subtropical. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro. Cerca de 30% do país está coberto por floresta tropical úmida a leste e seca a oeste.
Considera-se a Costa Rica como um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo.  O país aboliu o exército em 1949, após ter vivido os traumas do golpe de estado e da guerra civil, e hoje ocupa o quinto lugar à nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010 o PNUDdestacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita. O Planejamento Estratégico inclui o objetivo de, em 2021, tornar-se o primeiro país do mundo neutral em carbono. Será comemorado, naquele ano ou bicentenário como país independente. Segundo a Fundação Nova Economia (FNE), desde 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI).
 
 Cristóvão Colombo chegou à Costa Rica em sua quarta viagem à América em 1502, encontrando cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. O ciclo da colonização espanhola iniciou com Bartolomé Colombo, irmão do Cristóvão, assim que foi descoberto ouro, mas os espanhóis só conquistaram de fato a região a parir de 1530. Recebendo o nome de Nova Cartago e tornou-se província da Guatemala em 1540. A independência chegou somente em 1821.

As florestas da Costa Rica possuem ricas reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de carvalho, ciprestes, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. O país conta com mais de 1000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas, com abundância de animais selvagens e umas 850 espécies de aves. Vinte e cinco por cento do território está protegido. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central e dá abrigo para cerca de 230 espécies de mamíferos, 830 espécies de aves, 180 espécies de anfíbios, 260 espécies de repteis e 130 espécies de peixes de água doce.


O Rio Savegre, localizado em San Isidro do General é o rio mais limpo do continente Americano. A Costa Rica chega a ter atualmente 5% (cinco por cento) da biodiversidade do mundo inteiro, o que é bastante significativo pelo tamanho da nação.

A economia da Costa Rica é baseada no turismo e na agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma recessão em 1997 e, desde então, tem crescido a taxas de 5 a 6% ao ano. O turismo tem base no patrimônio natural, e é o principal produto de exportação e o maior peso no PIB, onde representa mais de 7%, empregando um em cada 13 trabalhadores ativos, gerando uma renda per capita beirando os U$10mil. Ah, 95% da população de 4,5 milhões de habitantes é alfabetizada. 

Em 2008, dois milhões de turistas deixaram mais de 2,2bilhões de dólares no país. A moeda é o Cólon que é trocado por cerca de 660 X USD 1,00 ou 750 X EUR 1,00 n o câmbio local. Em 2014, - ano da Copa no Brasil, a Costa Rica irá receber mais de 4 milhões de turistas. Ou seja, a cada dez anos, mais do que dobra o número de visitantes.

Na classificação do índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011, a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, ficando atrás somente do México.