11/03/2013

A Costa Rica e o Turismo



A Costa Rica está no coração da América Central, limitado ao norte pela Nicarágua – 309km de fronteira, a leste pelo mar do Caribe - com 212km de litoral, a sudeste pelo Panamá – 639km de fronteira e a oeste pelo Oceano Pacífico – com 1016km de litoral e inclui a Ilha do Côco, a 480km da costa. A Ilha do Côco foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1997. O país tem um território de 51.00km quadrados.

Considera-se a Costa Rica como um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluído na lista das 22 democracias mais antigas do mundo.  O país aboliu o exército em 1949, após ter vivido os traumas do golpe de estado e da guerra civil, e hoje ocupa o quinto lugar à nível mundial na classificação do ìndice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano. 
O Rio Savegre, localizado em San Isidro do General é o rio mas limpo do continente Americano. A Costa Rica chega a ter atualmente 5% (cinco por cento) da biodiversidade do mundo inteiro, o que é bastante significativo pelo tamanho da nação.A economia da Costa Rica é baseada no turismo, na agricultura (café, cana-de-açúcar e abacaxi) e nas exportações de produtos eletrônicos. A economia emergiu de uma forte recessão em 1997 e, de lá até aqui, tem crescido  à taxas de 5 a 6% ao ano. O turismo tem base no patrimônio natural, e é o principal produto de exportação e o maior peso no PIB, onde representa mais de 7% , empregando um em cada treze trabalhadores ativos, gerando uma renda per capita beirando os UDS 10mil. Ah, 95% da população de 4,5 milhões de habitantes é alfabetizada. Em 2014, - ano da Copa no Brasil, a Costa Rica irá receber mais de 4 milhões de turistas. Ou seja, a cada dez anos, mais do que dobra o número de visitantes.A seguir, os vinte principais emissores de turismo para a Costa Rica: 

 
A capital é San José, localizada na zona das cordilheiras, e o país todo está situado numa das zonas mais estreitas do continente, com seu território, praticamente constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a do nordeste e o largo vale do rio Tempsique, a noroeste. A maior distância entre leste e oeste tem menos de 650km e de norte ao sul, não chega a 245km. 


As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns ainda ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3810m. O clima é tropical e subtropical, arrefecendo em altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro. Cerca de 30% do país está coberto por floresta tropical úmida a leste e seca a oeste.

Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, ficando atrás somente do México. Atualmente seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010 o PNDU destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita. O Planejamento Estratégico inclui o objetivo de, em 2021, tornar-se o primeiro país do mundo neutral em carbono. Será comemorado, naquele ano o seu bicentenário como país independente. Segundo a Fundação Nova Economía (FNE), desde 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice de Felicidade no Planeta (HPI).


Cristóvão Colombo chegou na Costa Rica  em sua quarta viagem à América - em 1502, encontrando cerca de trinta mil indígenas, divididos em três grupos: güetares, chorotegas e borucas. O ciclo da colonização espanhola iniciou com Bartolomé Colombo, irmão do Cristóvão, assim que foi descoberto ouro, mas os espanhóis só conquistram de fato a região a partir de 1530, que recebeu o nome de Nova Cartago e tornou-se província da Guatemala em 1540. A independência chegou em 1821.
 
As florestas da Costa Rica possuem ricas reservas de ébano, balsa, caoba e cedro, além de carvalho, ciprestes, manglares, helechos, guácimos, ceibas e palmas. O país conta com mais de 1.000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta. Ao todo, a Costa Rica abriga mais de 10.000 espécies de plantas, com abundância de  animais selvagens e umas 850 espécies de aves onde se destacam o quetzal, o jilquero e o colibri. Vinte e cincio por cento do território está protegido. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central e dá abrigo para cerca de 230 espécies de mamíferos, 830 espécies de aves, 180 espécies de anfíbios, 260 espécies de repteis e 130 espécies de peixes de água doce.

Em 2008, dois milhões de turistas deixaram mais de 2,2 bilhões de dólares no país. A moeda é o Colón, trocado por cerca de 660 X USD 1,00 ou 750 X EUR 1,00 no câmbio local. 

(fonte: www.viajecostarica.com)