11/09/2019

11 de Setembro... (*)

Salvador Allende
"No dia 11 de Setembro de 1973, as forças armadas chilenas, comandadas pelo General Augusto Pinochet, atacaram o Palácio de La Moneda e - simultaneamente - vários alvos civis e militares.

O bombardeio de caças, seguida da invasão ao Palácio de La Moneda provocou a morte imediata do Presidente (Socialista) Salvador Allende, eleito pelo voto direto dos chilenos. Já naquele dia, centenas de chilenos foram presos, torturados e mortos. Nos dias seguintes a chamada 'caravana da morte' - comandos militares transportados em helicópteros sequestraram, prenderam, torturaram e mataram lideranças sindicais, políticos de esquerda e opositores ao golpe militar.

Victor Jara
Nos meses seguintes o Estádio Nacional (onde o Brasil sagrou-se bi-campeão do mundo, em 1962), transformou-se em campo de concentração e milhares de pessoas ali aprisionadas foram torturadas e mortas. O compositor Victor Jara foi trucidado neste local. Seu calvário incluiu ter as mãoes esmagadas a golpes e decepadas por baionetas, antes de ser morto. Pelo horror que se seguiu, uma semana após o golpe, o poeta Pablo Neruda - Prêmio Nobel de Literatura, em 1971 - sofreu um derrame e morreu. Suas casas em Valparaíso e em Santiago foram invadidas, saqueadas e destruídas. Mesmo assim, uma multidão, calada, contrariando as ordens da junta militar, seguiu um cortejo fúnebre que enterrava, não só o poeta, mas a democracia chilena.

Nos anos seguintes foram contabilizados cerca de 5 mil mortos oficiais e perto de 3 mil desaparecidos. Num país de - a época - 4 milhões de habitantes, esta cifra pode receber o nome de  'tabela do genocídio '."

Eu e o Lorenzo - La Moneda - Julho'2007


Em Julho'2007 levei meus filhos para conhecerem um pouco do Chile, sua história e ambiente fantástico. Esta é a porta de entrada lateral do Palácio La Moneda. Por aqui o Presidente Allende entrou para dar seu expediente em 10/09/1973 e saiu morto no dia seguinte pois, na madrugada os facistas aplicaram o golpe de estado.


Eu e o Diógenes - Santiago - Janeiro'2009


Em Janeiro-Fevereiro'009 estive numa expedição exploratória com meu amigo Diógenes e paramos em Santiago. Ele era exilado lá quando aconteceu o golpe de estado e por muito pouco não foi mais uma vítima dos fascistas. Numa fuga cinematográfica foi parar na embaixada do México.







Vídeos:

Bombardeio de La Moneda




Últimas palavras de Salvador Allende




* Originalmente publicado neste blog em 11/9/2013, agora enriquecido com vídeos.

Nenhum comentário: