27/02/2013

Brasil X Croácia

Neste jogo, estamos perdendo de goleada...



A Croácia é um país de, aproximadamente 56.600 km2 e cerca de 4,5 milhões  de habitantes  situado na região dos balcãs, onde tem fronteiras com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Herzegovina e Itália, sendo esta uma fronteira marítima no golfo de Trieste. Tem belíssimo e recortado litoral no Mar Adriático, cheia de penínsulas, baías e mais de mil ilhas. O país existe desde o século VII e já foi reino, parte do império austro-húngaro, ocupação nazista e, depois da segunda guerra, integrou a Federação Iugoslávia do Marechal Josip Broz Tito - satélite da influência soviética da antiga URSS, tornando-se novamente independente em 1991 suportando uma violenta guerra terrível entre aquele ano e 1995, quando expulsaram os invasores sérvios e reconquistaram a totalidade do seu território. Nos seus treze séculos de história, a Croácia experimentou longos períodos de ocupação estrangeira, guerras sanguinolentas e opressão de regimes totalitários e violentos. Desde 98 o país foi reconstruído e – hoje, faz parte da OTAN e possui uma das economias mais fortes entre as ex-repúblicas iugoslavas e dos balcãs. A partir do dia 1º/Julho/2013 ingressará na União Européia, como sua 28ª. estrela.

Pois bem, este pequeno país, cinco vezes menor que o Rio Grande do Sul (181.750 km2) e com uma população equivalente à 2% da brasileira e que tem um  litoral do tamanho do litoral da Bahia, recebeu - em 2012 - 12,3 milhões de visitantes. Comparando, o Brasil recebeu pouco mais de 5 milhões e considerou um recorde. O Brasil espera receber 6 milhões de turistas no ano da Copa. A Croácia, que talvez nem jogue a Copa, tem perspectiva de ser visitada por mais de 15 milhões de turistas em 2014.

Alguém me disse, hoje, que a Croácia está na beirada da Europa, o que a torna muito mais atrativa. É verdade. Mas também é verdade que nosso nordeste tem verão o ano todo, que a diversidade brasileira é incomparável, que nossa economia é muito superior à da Croácia, que – nos últimos 10 anos o Brasil estabilizou sua economia e recuperou sua dívida social, que a economia da Europa implodiu, que a estabilidade social e política brasileira da mais vantagem do que as convulsões sociais e o medo do terrorismo na Europa, principalmente naquela região dos balcãs, históricamente afetada por estas coisas.

E, se compararmos com o Rio Grande do Sul - que tanto falamos sermos vanguardistas em tudo, nossa última convulsão social foi a Legalidade, a última guerra civil foi a dos Farrapos e o período da ditadura militar, que acabou em 85, teve o equivalente na dominação soviética sobre a Iugoslávia-Croácia, a goleada é maior ainda. Temos uma paisagem diversificada, economia forte, somos mais educados e cultos que o resto dos brasileiros, não é? Até nem somos muito brasileiros... Nosso patrimônio cultural é riquíssimo... E a Croácia tem um Planejamento de Turismo que tornou esta a principal atividade econômica do país enquanto que nós - míopes da visão empreendedora, nos tornamos dependentes de não haver uma hecatombe econômica na Argentina - ou dos humores da sua Presidenta, capaz de impedir a vinda de “passantes” argentinos em nossas (horríveis) estradas... nossos únicos clientes do turismo. 

Isto me faz pensar...


Esta foto é do calçadão em Ljubljana, no verão. 
Muito parecido com nosso calçadão em Ipanema, ou com os passeios do centro ou no Moinho de Vento, não é?

A foto foi pirateada, inocentemente e de forma ilustrativa, do blog http://http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com.br/ que é muito bom, por sinal...

Nenhum comentário: