18/07/2012

Primeiro Gre-nal

 Hoje, na história, marca o primeiro GRE-nal: Foi 10X0 para o Imortal que ofereceu jogar com o 2o. quadro contra o 1o. do adversário. Foi o primeiro jogo da história do recem fundado colorado. O Grêmio jogou com Callfelz, Deppermann, Becker, Caris, Black, Mostardeiro, Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schroeder e os colorados com Poppe II, Portela, Simone, Vinholes, Pires, Wetternich, Pope I, Horácio, Cesar, Mendonça e Carvalho. Os gols foram marcados por Booth (5), Grünewald (4) e Moreira. A partida foi realizada na Baixada em 18 de Julho de 1909. O mais curioso é que a partida teve um quinteto na arbitragem: Waldemar Bromberg - árbitro principal, João de Castro e Silva e H. Sommer - auxiliares. Theobaldo Foengers e Theodoro Bugs foram os fiscais de linha porque na época não existiam redes nas goleiras. O jogo foi na Baixada, ali onde hoje está o Parcão, no bairro Moinhos de Vento. Vídeo: http://youtu.be/uSLzCTnQGnw

Imagens: 1) do primeiro jogo; 2) equipe do Grêmio; 3) equipe do Colorado; 4) poster comemorativo aos Cem Anos de GRE-nal, em 2009.






17/07/2012

Guerra Civil Espanhola

Hoje, na história, marca o início da Guerra Civil Espanhola, que eclodiu após um fracassado golpe de estado contra o governo da república e assolou o país entre julho de 1936 e abril de 1939.

Considerada um ensaio para a Segunda Guerra Mundial, pois serviu de campo de provas para os nazi-facistas alemães e itallianos, - a Lufhwaffe e as temíveies Divisões Condor, bombardearam cidades e vilas por toda a Espanha, num treinamento para o que viria a ser a 2a. Grande Guerra., a Guerra Civil Espanhola colocou em conflito as principais ideologias políticas que dividiram a Europa: o fascismo, a democracia de tradição liberal e os movimentos revolucionários (socialistas, comunistas e anarquistas).

A monarquia espanhola foi derrubada em 1931. A economia do país estava estagnada desde a crise de 29. A Espanha ainda era um país muito conservador, com a Igreja acusando qualquer sopro de modernidade de obra do demônio. Com a República, o povo esperava por mudanças que não ocorreram. Com tanta insatisfação, o país foi tomado por greves e manifestações contra o governo.

Aproveitando-se desta situação, no dia 17/Julho/1936, o general Francisco Franco lidera uma tentativa de golpe militar, visando tomar o poder. Porém, milícias anarquistas e socialistas foram para as ruas para lutar contra os militares. O país ficou dividido. De um lado, as tropas de Franco, nacionalistas, apoiadas pela Igreja, pelos latifundiários e pelos governos nazista da Alemanha e fascista da Itália. Do outro, os republicanos representados pela esquerda socialista e apoiados pela União Soviética.

Durante três anos, a Espanha sofreu com uma Guerra Civil que destruiu cidades e vitimou milhares de pessoas, militares e civis. Todo esse caos inspirou Pablo Picasso a pintar uma de suas mais famosas telas, Guernica, em que retrata o bombardeio da cidade de mesmo nome pela força aérea alemã, a Luftwaffe, um "oferecimento" de Hitler a Franco e um treinamento para a Segunda Guerra Mundial. Picasso estava exilado em Paris quando os nazistas ocuparam a França. Numa exposição no Museu do Louvre, estaziado em frente ao quadro "Guernica", o comandante militar nazista teria dito perguntado ao gênio da pintura como "êle poderia ter feito aquela obra". Picasso respondeu: "Eu só pintei. Quem fez isto foram vocês." A estupidez e sanha assassina dos franquistas privou o mundo da genialidade de Federico Gracía Lorca, desaparecido em 1936. Segundo testemunhas da época, García Lorca foi assassinado, esquartejado e enterrado, após sequestro nos famosos "paseos" promovidos pelos militares franquistas.


A Guerra terminou em 1939, com a vitória do General Franco, que ficou no poder até sua morte - após longa enfermidade, em 1975. Neste conflito, os ideais e os elementos militares que estiveram presentes marcaram todo o último século.