20/04/2012

Provincia de Misiones - Argentina


 De Puerto Iguazu, Argentina, em direção ao sul, duas grandes artérias cortam a Provincia de Misiones: as rutas nacionales 12 e 14. A ruta 12 sai direto de Iguazu e vai até Posadas e, dali, à Corrientes e Resistencia. Neste percurso, estão alguns dos lugares imperdíveis da Provincia: Eldorado, Caraguatay, Puerto Rico, Ituzaingó e Paso de la Patria. Em Puerto Rico, as visitas obrigatórias são ao Parque Internacional de Roque Gonzales da la Santa Cruz e às ruínas de San Ignacio Miní. Na altura de Montecarlo, encontramos o Parque Provincial de Caraguatay que possui a singularidade de ter sido o local onde foi gerado e onde cresceu o herói transnacional Ernesto Che Guevara, nos seus primeiros anos de vida.
O local conta com um Museu e preserva as ruínas da casa onde viveu o revolucionário argentino que contribuiu com seus atos, coragem e imagem, para mudar - para melhor - o pensamento de milhares de jovens no mundo inteiro.
Tive a sorte e o imenso prazer de visitar este parque e suas instalações com o acompanhamento do guardaparque Hector, que contou com riqueza de detalhes tudo sobre a trajetória de Guevara. O Museu é fantástico e conta com um espaço em que homenageia as mais de 30 mil vítimas do regime militar argentino e - em particular, os 35 desaparecidos da região. Caraguatay significa, em guaraní, "agua de ananá silvestre". Ananá é abacaxi em espanhol.
Pela ruta 14, que é alcançada a partir da ruta 101, que sai de Puerto Iguazu. De Bernardo Irigoyen, chega-se a Oberá, passando por Aritobolo del Valle, onde é possível visitar o Parque Salto Encantado. Em Oberá, o viajante tem a opção de compras no Supermercado El Condor, na beira da ruta, na entrada da cidade. Ali ele encontra a maior variedade de vinhos e cervejas argentinas de excelente qualidade à preços espetacularesA cidade tem o nome em homenagem ao Cacique Oberá, índio Guarany herói da resistência contra os invasores espanhóis. Esta cidade realiza, anualmente, a Fiesta de Las Naciones, reunindo num parque municipal, as manifestações das diversas nacionalidades e etnias que compõem o espectro humano que colonizou a região. 
Aristóbolo é uma curiosa e simpática cidade que possui um original parque ao longo da avenida principal que corta a cidade, contando com impressionante paisaguismo e esculturas ao ar livre, por 1,2km de extensão.

O viajante consegue deslocar-se, neste ponto da província, de uma ruta a outra, por excelentes rutas provinciais. Para retornar ao Brasil, a partir de Oberá ou Aristobolo del Valle, os melhores caminhos levam a El Soberbio que traslada de balsa até Porto Soberbo no Brasil, ou até Alba Posse que, também de balsa, traslada até Porto Mauá em território brasileiro. A dica para quem retorna por El Soberbio, é uma esticadinha até Salto Moconá, direção norte, cerca de 20km. A recomendação é chegar em Alba Posse, para conhecer a vinoteca  Vinos & Co. - de Arturo Manuel Molina. Tive o privilégio de ser atendido por Dom Luís, que conhece vinho com autoridade e dá importantes dicas aos viajantes.