18/11/2009

Fábula


O homem do cachorro quente

Era uma vez um homem que tinha uma carrocinha de cachorro quente na beira de uma estrada e, à medida em que o movimento da estrada aumentava, ele aumentava a venda de cachorro quente. O tempo foi passando e ele foi crescendo. Botou uma plaquinha aqui, outra ali. Botou um treiller, contratou um 'chapista', e - um dia, vendo seu filho formado na faculdade, convidou-o para trabalhar com êle, aumentar o negócio, incrementá-lo. Botar outdoor, contratar mais gente, progredir.

O filho disse: "- Tá louco, pai. Tu não te informa? O mundo está numa crise maluca. Tem recessão, desemprego, banco quebrando. Qualquer dia não terás mais ninguém prá comprar teu cachorro quente."

O pai, então, assustado com as previsões do filho recém formado, resolveu mudar as coisas. Dispensou empregados, tirou as plaquinhas da beira da estrada, reduziu pela metade a compra de pão e de salsichas.

Depois de um tempo, quebrado, concluiu: "- Este meu filho é medonho de bom. Como é sabido. E não é que ele previu esta crise horrorosa? Que crise! Que recessão!"